23 de janeiro de 2016

Opinião que ninguém pediu: Livros clássicos são melhores que os atuais?


Essa semana em uma das minhas olhadas em um grupo de leitura no Facebook estava rolando um debate sobre distopias, comparando as distopias antigas das atuais e achei um debate tão sem noção que resolvi falar um pouco sobre isso por aqui.

Livros antigos não são melhores que os novos e os novos não são melhores que os antigos. São apenas livros feitos por pessoas diferentes em épocas diferentes para públicos diferentes. Logo, os adultos (sem generalizar) vão preferir as histórias do seu tempo e a galera mais nova, os livros do século XXI e qual o problema disso? Nenhum.

O problema está em uns se acharem mais cultos por lerem livros de 1950 e outros se acharem mais legais por lerem livros que estão em primeiro lugar das pesquisas. Acho eu que, os leitores, por conhecerem situações tão diferentes, deveriam ser mais "mente aberta" e respeitar quando um não lê o mesmo tipo de livro que o dele.

É tudo uma questão de gosto. Uma pessoa que curte romance vai ler Jogos Vorazes, por exemplo, e prestar mais atenção com qual amor ela vai estar no final. Eu que gosto de suspense vou tentar desvendar mistérios que possam existir. E quem gosta de política vai se preocupar em comparar com a nossa situação de governo atual. Mas isso não quer dizer que o livro agregou mais pra um do que pra outro. Cada um tira pra si o que achar melhor.

Eu não sou inferior por não ter conseguido terminar de ler Dom Casmurro, assim como não é ultrapassada a pessoa que não curte A Culpa É Das Estrelas. E isso não serve somente pra livros. Em debates sobre filmes, músicas, séries e até mesmo um pouco na moda esses comentários também aparecem seja de quem prefere os clássicos ou o que prefere os modernos. E seja qual for a sua preferência seja livre pra experimentar o outro, o novo.

Citando um exemplo meu, tinha problema em ler livros mais antigos, por achar que a leitura seria mais dificil, mais pesada e que deveria ler com um dicionário do lado pra conseguir entender tudo. Parei com essa palhaçada tem pouco tempo e estou descobrindo livros ótimos.

Moral da história: Leia o que estiver com vontade e se alguém disser que você é menor ou maior por isso, manda ir pastar!

Curta nossa Page no Facebook  ❤  Siga-nos no Instagram  ❤  Inscreva-se na Tv Portão Azul

4 comentários:

  1. Olá!
    Falou tudo na moral de história. Cada um lê o que quer e ponto. O importante é estar lendo.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, leitura, seja por diversão ou não influencia cada um de uma forma diferente!!

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Entendo seu ponto de vista. Mas vejo que, os autores, por exemplo, a de Jogos Vorazes, leu os clássicos e se baseou neles pra escrever sua obra, acrescentando ali um triângulo amoroso e uma garota jovem, geralmente é sempre 16 anos, que é destemida, audaciosa pra chamar mesmo atenção dos adolescentes de hoje. Porém, os escritores sem dúvida se baseiam nos clássicos. E é por isso que eu acho interessante lermos eles também, pois quando se lançam tantas distopias, muitas parecidas umas com as outras, me pergunto o que há de errado. Talvez as autoras e editoras nos achem incapazes de entender um clássico. E realmente não sou, e não acho que ninguém seja. Antes, eu procurava mais entretenimento nas minhas leituras,fugir da realidade... mas hoje tento ir além, há muita coisa pra ser aprendida e não quero ser vista pelo marketing, por autores ou editoras como apenas um comprador de histórias pra diversão. Vejo a discussão por esse ângulo e não se as distopias atuais são melhores que os clássicos, pois as atuais bebem da fonte. ;)
    Beijos!
    asassecretas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e você está certíssima em querer ir além, mas tem gente (eu inclusive muitas vezes) que lê só por diversão e isso não tira o mérito dela de se denominar leitor!
      Obrigada pela visita, gatinha ;)

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Editado por: Carolina Lopes • voltar ao topo