26 de janeiro de 2015

TAG: Retrospectiva Literária


Nós, do Blog Portão Azul, fomos convocadas pelo Allisson do Blog Minha Estante de Casa para responder a Tag Retrospectiva Literária. As perguntas são referente as nossas leituras do ano passado (2014) e dessa vez as três (Ana, Carol e Mariana) vão responder a tag. Dá o play vamos lá?

1. O melhor livro que li este ano:

Ana Samuel: Definitivamente Garota Exemplar foi uns dos melhores livros que eu li. Demorei um pouco para terminar porque estava viajando, mas valeu super a pena.
Carol: Acho que foi Reiniciados. Eu amo quando colocam uma pitada de psicologia nas histórias.
Mariana: Fiquei na dúvida entre dois nessa categoria, mas O Segredo Do Meu Marido ganhou, o outro eu encaixo na próxima pergunta.

2. Surpreendeu positivamente:

Ana Samuel: Recebi de presente de aniversário o livro Confie em Mim de Harlan Coben e não estava à espera que fosse tão bom. Foi uma ótima surpresa.
Carol: Recomeço, de Cat Patrick. Apesar de completamente ficcional, é uma história muito emocionante. Um dos meus livros preferidos.
Mariana: Não é querendo copiar a Ana não, mas o meu também foi o Confie Em Mim, sempre ouvi falar muito bem do Harlan, mas as capas e a sinopse não me convenciam, até que ganhei esse e me apaixonei, quero todos!

3. Surpreendeu negativamente:

Ana Samuel: Não tive nenhum livro que me surpreendeu negativamente, graças a Deus todos que eu escolhi foram bons.
Carol: Requiém de Lauren Oliver. Eu amei tanto os primeiros livros... e descobrir que o fechamento da trilogia não era tão bom foi bem triste.
Mariana: The Walking Dead: A Queda Do Governador - Parte 1 gostei tanto dos primeiros, que esse se tornou chato e meio forçada as partes violentas, não gostei.

4. Abandonei, mas vou dar uma chance:

Ana Samuel: As Crônicas de Nárnia de C.S.Lewis. Eu amo a história mas como não tem nenhum suspense ou romance torna-se um pouco cansativa a leitura. Mas este ano vou terminar de certeza, só falta metade!
Carol: Bom, eu meio que abandonei Silo, de Hugh Howey. É uma boa história, mas por ele ser bem grande e complexo, eu acabei largando um pouco.
Mariana: Eu não sou muito de voltar atrás não, mas se eu der uma chance esse ano pros meus abandonos será Ame O Que É Seu.

5. Leitura boa, mas difícil:

Ana Samuel: Silo de Hugh Howey. O livro tem uma história fenomenal e acabei por gostar imenso, mas tem muitos detalhes e muitas elaborações de ambiente, torna-se um pouco complicado de ler com toda a atenção.
Carol: As Crônicas de Nárnia. Amo esse livro, amo suas analogias. Mas nunca consegui lê-lo direto, por completo. Sempre leio cada história separadamente e com grande intervalo de tempo.
Mariana: Conquista. Na verdade não foi só ele, mas sim toda a trilogia e a culpa não é dos livros é minha mesmo, por que comprei os três juntos e li um seguido do outro aí se tornou tudo meio enjoativo e no último já estava lendo arrastado, mas terminei.

6. Chorei de soluçar:

Ana Samuel: Eu normalmente não choro lendo livros, sou mais de chorar em filmes. Mas o livro Convergente se encaixa nesta categoria. Para além de ser o último da trilogia, o final também é bastante triste.
Carol: Não cheguei a soluçar, mas derramei algumas lágrimas por A menina de roubava livros, de Markus Zusak. Livro lindo! Quem não leu, leia. Ah, chorei no filme também!
Mariana: A Escolha. Eu não chorei de soluçar, mas como era o final da trilogia na época que eu li, fiquei bem abalada emocionalmente por que ia sentir saudades, mas agora está brotando um monte de conto, livro novo que eu não estou entendendo mais nada!

7. Divertido:

Ana Samuel: Eleanor&Park de Rainbow Rowell não é um livro divertido mas o romance deles é tão fofo que a forma como eles se apaixonam se tornou divertido para mim.
Carol: Não é que o livro em si seja divertido, mas a empolgação de lê-lo tornou a leitura muito divertida. A escolha, de Kiera Cass.
Mariana: Nada Dramática. Nada melhor do que um nacional pra essa categoria né? Muito divertido!

8. Próxima Leitura:

Ana Samuel: Neste momento estou lendo A Última Jornada de Nicholas Sparks. Ainda não sei se este livro terá o final "típico" deprimente ou o raro feliz.
Carol: Minha próxima leitura será Convergente.
Mariana: Como essa tag saiu meio atrasada vale as primeiras leituras do ano? Encontrada e Dezenove Luas

9. Quero ler, mas ainda não tenho:

Ana Samuel: Depois de ver o trailer para Simplesmente Acontece fiquei cheia de vontade de ler o livro, até porque é da mesma autora de P.S. Eu Te Amo que também li. Endgame - O Chamado também está na minha lista.
Carol: Encontrada, da Carina Rissi. Deve ser uma fofura!
Mariana: Vai me fazer escolher um só? Mas são tantos... Tá, vai Objetos Cortantes, por que eu adorei "Garota Exemplar" da mesma autora.

Espero que tenham gostado, deixem as suas respostas aqui nos comentários, ou o link se já responderam no blog de vocês e obrigada Allisson pela dica da tag!

12 comentários:

  1. Eu não sabia que Silo era tão detalhado e complexo... Ainda tenho vontade de lê-lo, mas vou adiar um pouco essa leitura.
    Carol, Reiniciados está na minha lista há um tempão! Preciso tomar vergonha e comprar ele logo. Todo mundo fala que é muito bom.
    Mari, as capas do Coben não convencem mesmo. Hahaha. Mas também, você só precisa dar o tiro no escuro uma vez - depois de ler o primeiro você vai querer todos os outros.
    Samy, você indica a série Divergente há tanto tempo que eu vou acabar lendo mesmo, haha. Outra recomendação sua que não li até hoje são os livros do John Verdon. 2015 vai colocar um ponto final nisso, pode escrever! xD
    Parabéns às três pelo post.

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arthur!
      Silo é extremamente detalhado e ainda mais complexo do que possas imaginar! Acho que se fizerem um filme vão ter imensa dificuldade em escolher as cenas certas, porque tem tantas! Rs
      A série Divergente eu gostei imenso e apesar de ter sido inspirada nos Jogos Vorazes, é bastante diferente. A ideia é muito boa e bem estruturada.
      John Verdon é um dos meus escritores favoritos e no gênero suspense/policial o meu preferido sem dúvida. Eu emprestei para a Mari o primeiro livro dele, Eu Sei o Que Você Está Pensando e ela adorou! Se gostas de Coben vais gostar de certeza de Verdon.
      Muito obrigada por seguires tão atentamente o nosso blog, ficamos muito gratas!
      Abraço

      Excluir
  2. De todos que vocês citaram o único que já li – e amo – foi "As Crônicas de Nárnia". Eu adoro que não tenha romance nenhum nele! Super acho que você deveria retomar a leitura, vale a pena.
    Tenho que terminar Insurgente ainda (meio que deixei de lado perto da página 150 para ler as coisas para o vestibular e acabei não retomando), mas peguei spoiler de Convergente, então não sei quando lerei. haha
    Também tenho A Escolha aqui. As opiniões sobre o livro são bem opostas, espero que eu goste!
    Beijos,
    http://livrodeunicornios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julia,
      Eu gosto imenso das Crônicas de Nárnia. Conheço a história e sei como ela foi criada. Mas eu sou daquelas pessoas que ama uma reviravolta no livro ou um pouco de suspense rs Mas irei retomar sim, até porque eu quero muito saber o que acontece no final e já está quase.
      Mesmo sabendo esse spoiler de Convergente, lê na mesma porque vale a pena. O livro Insurgente foi o meu preferido dos 3, eu li esse livro em 2 dias e depois fiquei triste de ter acabado rápido rs
      A Mariana amou os livros da Kiera Cass, eu ainda não li mas pelo que ela fala de bom, em breve lerei também.
      Beijos.

      Excluir
  3. Meninas amei a proposta da Tag e a ideia de vcs responderem juntas teve tudo a ver. Parabéns pelo ótimo post!!!!
    Não sei se vcs viram mas consegui concluir a leitura do volume único de Nárnia ano passado, eu lia uma a duas cronicas por mês e funcionou mega bem comigo. Boa sorte para vcs!!!!
    Silo está na minha lista de desejos mas como estou evitando comprar séries que ainda não estejam totalmente lançadas, então vou esperar mais um pouco!!!!
    E por fim estou louca para ler a série Reiniciados, achei a sinopse muito interessante.

    Beijos meninas e um ótimo ano de leituras para todas nós!!!!
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, nunca fizemos nada juntas aqui, foi a primeira vez rs
      Acho que só eu nunca tentei ler "As crônicas de Nárnia" kkkk por as opiniões serem bem divididas eu não fico com vontade de arriscar. Quem gosta ama e quem não gosta odeia.
      Reiniciados é bem legal, a proposta do livro é muito boa. Estou ansiosa pra ler "Fragmentada", deve ser muito legal também!

      Beijo,
      E obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Haha! Adorei sendo a resposta de todas! Até mesmo pq tô querendo fazer uma lista de livros sobre a 6ª "pergunta".
    Também não sou muito de chorar em livros, agora filmes...
    E bem... outro que vai pra minha lista também é uma dupla da 2ª pergunta: Confie em mim. Já faz um tempo que quero ler ele, e se não me apressar logo vou acabar atrasando ainda mais.

    Bjs!
    www.minhaestantedecasa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia "Confie em mim" não atrase essa leitura que é muito boa! Quero muito ler outros títulos do Harlan, que se forem tão bons quanto esse vão ser ótimos!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. nossa, eu nem gostava de livros mas estou amando ler e me apaixonando cada vez mais. ver os favoritos e essa retrospectiva em geral me deu mais vontade ainda!
    estou te seguindo.
    beijão,
    http://www.renatacaparroz.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata! Que bom que estamos incentivando mais um leitor!!! Hehe
      A verdade é que quando largamos de lado a preguiça e começamos a ler, não paramos mais.

      Obrigada pela visita e pelo comentário. Beijos

      Excluir
  6. Adorei a tag, as respostas de vocês meninas, aliás adorei a propostas do blog ser de três amigas.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tainan

      Que bom que curtiu!! Muito obrigada pela visitinha, volte sempre :)

      Beijos

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Editado por: Carolina Lopes • voltar ao topo