12 de junho de 2014

Por que Ler?


Oi gente, hoje vim compartilhar com vocês um texto que eu achei muito interessante  e espero que vocês também gostem! Eu o achei no segundo exame de qualificação da UERJ de 2014. Estava fazendo a prova como forma de estudar e esse texto me chamou mais atenção pelo assunto: Ler.

Por que ler?

"Certas coisas não basta anunciar, como uma verdade que deve ser aceita por si só. Precisamos dizer o porquê. Se queremos fazer os brasileiros lerem mais de um livro por ano, essa trágica média nacional, precisamos de fato conquistar o seu interesse. 
Listo os três benefícios fundamentais que a leitura pode trazer.
O primeiro: ler nos faz mais felizes. É um caminho para o autoconhecimento, e o exercício constante de autoconhecimento é um caminho para a felicidade. A vida, também no plano individual, é mais intensa na busca. Os personagens de um livro de ficção, os fatos de um livro-reportagem, as ideias de um livro científico, interagem com os nossos sentimentos, ora refletindo-os, ora agredindo-os, e portanto servindo de parâmetro para sabermos quem somos, seja por identidade ou oposição.
O segundo benefício: ler nos torna amantes melhores. Treina nossa sensibilidade para o contato com o outro. Amores românticos, amores carnais, amores perigosos, amores casuais, amores culpados, todos estão nos livros. A sensibilidade do leitor encontra seu caminho. E quanto mais o nosso imaginário estiver arejado pelas infinitas opções que as histórias escritas nos oferecem, sejam elas factuais ou ficcionais, com mais delícia aproveitamos os bons momentos do amor, e com mais calma enfrentamos os maus.
Por fim: ler nos torna cidadãos melhores. Os livros propiciam ao leitor um ponto de vista privilegiado, de onde observa conflitos de interesses. No processo, sua consciência é estimulada a se posicionar com equilíbrio. Tendem a ganhar forma, então, princípios de “honestidade”, “honra”, “justiça” e “generosidade”. Guiado por estes valores, o leitor pode enfim ultrapassar as fronteiras sociais, e ver a humanidade presente em todos os tipos, em todas as classes.
Teríamos menos escândalos de corrupção, se lêssemos mais; construiríamos uma sociedade menos injusta, se educássemos melhor os nossos espíritos; eu acredito nisso."

Rodrigo Lacerda

E como hoje é o dia dos namorados deixo uma música romântica pra vocês que tem namorados (físicos) e para nós que vamos comemorar com os livros: acalmem-se que seu dia vai chegar e pense pelo lado positivo: não tem que gastar dinheiro com presentes por enquanto ;)


Eu sou a Mariana Storck e até a próxima!

PS: Tem alguém que não acha a voz da Hayley perfeita? Ao vivo é mais linda ainda *-*

6 comentários:

  1. Que texto perfeito <3
    Sim.. porque ler nos torna mais felizes e melhores em muitos aspectos!

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a mesma coisa que eu pensei: "Que texto perfeito" kkkk

      Excluir
  2. Olá! Queria me desculpar pelo meu sumiço nos últimos meses, estive muito ocupada com a escola, mas agora tudo vai voltar ao normal.
    Que texto lindo, adorei! Vou mostrar pra minhas amigas para ver se agora elas começam a ler, hahaha

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  3. Oh gente! Que lindo
    Acabei de imprimir aqui e vou levar para minha avó!
    Ela foi a maior colaboradora do que sou hoje em termos de leitura e sei que ela vai amar o que você escreveu!

    A Rainha, Ana P. Maia ♛ - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pera pera pera, não fui eu quem escreveu!!!! Eu achei esse texto, expliquei no início do post!

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Editado por: Carolina Lopes • voltar ao topo