26 de abril de 2014

Curiosidade: Passaporte da Leitura

Olá amigos! Hoje venho-vos falar da minha recente compra: o Passaporte da Leitura.



Como eu achei?


Estava eu passeando no Shopping Metropolitano aqui no Rio de Janeiro quando vejo uma Feira do Livro, passei por ela e para ser sincera praticamente nem olhei pois pareciam só livros de criança,  mas depois vi que estavam vendendo Biografias de Pintores e para quem não sabe eu AMO pintura, então acabei comprando 10 livros!

Continuando, quando fui pagar vi que estavam vendendo uns passaportes chamados Passaporte da Leitura, tinham uns em azul que eram para crianças e uns em vermelho para adultos, claro que eu comprei 3, um para mim para a Carol e Mari, e devo dizer que elas adoraram e o preço estava ótimo, apenas 5 reais cada um e é uma ótima lembrança.

O Passaporte






Parecendo mesmo um passaporte, na frente ele tem escrito "República Federal do Livro" e tem um emblema muito bonitinho cheio de livrinhos. O que eu mais gostei foi da cor, pois é igualzinha ao meu passaporte português.











Na parte de dentro ele tem um lugar para os seus dados pessoal e para uma foto. Com código de barras e "número de série" ele parece bem real a mão ser pelo índice.









O melhor de tudo é que as primeiras páginas estão reservadas para autógrafos, em vez de levar um caderninho qualquer, agora já tenho um lugar próprio para os meus autógrafos e imagina a cara dos autores a assinarem um passaporte?





Depois tem um espaço para anotar os livros que você já leu, onde se coloca o título, o nome do autor, data de leitura e as observações. Tem 40 espaços para isso ( a Carol contou rs) mas para os nossos livros esse espaço já não dá, mas podemos colocar os nossos preferidos, só alguns para ter espaço para os próximos. Nunca se sabe qual livro fará parte dos favoritos daqui a uns tempos.









Claro que não poderia faltar um lugar para colocar os livros que preciso ler. Aí você coloca praticamente os mesmos dados: o título, autor e editora, mas também quem indicou e a data prevista para a leitura. São 42 espaços.
(esta imagem ficou meia azul, mas não sei porquê rs)












Dicas de leitura estão nas páginas 28 e 29 e apresentam várias dicas de como ter uma leitura melhor e de mais fácil compreensão, como "Fale o que está lendo, para reforçar a compreensão e a memorização" e essas dicas, supostamente, ajudarão um leitor a se tornar um escritor. Uma lista de livros também nos é apresentada, são livros clássicos de autores como Fernando Pessoa, Shakespeare e Jane Austen.









Quais são os tipos de leitura? Estão explicados nas páginas 44 e 45, onde se fala que podemos "Ler por prazer; Ler para estudar; Ler para se informar", eu gosto de ler por isso tudo rs. Um dos conselhos dados para um novo leitor é começar por contos curtos, como peças de teatro ou até revistas. Para aprimorar a arte de ler, devemos começar com um clássico como aqueles que estão escritos a cima.







O mais engraçado que eu li foram os "Dez Mandamentos da Leitura" querem saber quais são?
  1. Divirta-se com a leitura (...)
  2. Encontre o seu gosto pessoal (...)
  3. Não levante falso testemunho (...)
  4. Não viaje sem a companhia de um livro (...)
  5. Não fique preso a estilos e autores (...)
  6. Cultive o hábito da leitura (...)
  7. Corra para uma livraria(...)
  8. Não faça da leitura uma regra (...)
  9. Descubra novos horizontes (...)
  10. Não dá para viver sem ler (...)



Onde posso encontrar? 


Eu estive procurando pela internet onde se poderia comprar um passaporte, mas não achei nenhum da editora Pé da Letra. O site oficial deles está desatualizado (clique aqui para acessar) mas a página do facebook está ativa ( clique aqui para a página do Facebook) e se tiver tempo e quiser poderá se dirigir ao shopping onde estará a feira. No mês de Abril eles estariam nos shoppings em Mogi das Cruzes, Iguatemi Ribeirão e Metropolitano Barra RJ. Mas no Metropolitano a feira já terminou e está em direção a São Paulo. É só ficar atento ao facebook e descobrir a próxima paragem.



Espero que tenham gostado desta curiosidade =)

22 comentários:

  1. Gostei, bem criativo. Como n tem como comprar pessoalmente vou procurar na internet, quem sabe tenho sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei o máximo. Boa sorte com a procura!

      Excluir
  2. Achei tãããããão lindo que surtei e olhei no site. Sai mais caro do que pessoalmente mas eu com toda certeza vou comprar!

    Ana P.M. ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana. Pois, pela internet é capaz, mas vale a pena!

      Excluir
  3. Gostei desse passaporte, agora fiquei com vontade de ter um kkk

    www.garotasliterais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bonitinho! É só procurar que acha ;)

      Excluir
  4. Achei o passaporte muito criativo, queria muito conseguir um, mas não sei se essa feira passa em Salvador.
    Também adorei os mandamentos, principalmente o "corra para uma livraria ", hahaha.


    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara. Fique atenta ao facebook da editora, eles dizem aonde a feira estará.
      Esse mandamento também é o meu favorito rs

      Excluir
  5. Oi meninas sumidas ;)
    Eu adorei esse passaporte. Nunca tinha visto, e achei genia e criativo.
    Quero um pra mim *---* rsrsrs

    Beijos Ana,
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que show!! Muito interessante!! vou ver se consigo encontrar!! É muito lindinho e muito útil também!!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirelle.
      É ótimo para escrever os seus livros favoritos e os seus autógrafos. Bem prático e lindo!
      Beijinhos

      Excluir
  7. Cara que legal!
    Me mandem um de lembrança (brincadeira)

    Mas sério, a ideia realmente bacana, tenho que ter um passaporte desses. ^^

    http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduarda.
      Se tivesse a mais até mandava rs mas quando voltei lá a feira já tinha terminado... fiquei tão triste!

      bjs

      Excluir
  8. Nossa, curti muito!!!
    Quero uma dessa pra mim!

    http://spaziodilibri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. eu simplesmente adorei essa ideia!
    ia carregar para cima e para baixo... rsrsrs
    mas os espaços para quem deseja livros demais e quem lê livros demais... precisa de um maior... hahaha
    mas a ideia é super legal.
    adorei o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stephanie!
      Temos que pedir para fazerem um passaporte BEM maior rsrs
      Muito obrigada! Continue nos seguindo, não se vai arrepender ;)

      Excluir
  10. Adorei! Linda a cor e sensacional a ideia! Quero um para mim!
    Adorei o post, beijocas <3
    gabiworldofbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite. Parabéns pelo post!!! Ficou muito legal. Pra quem estiver interessado em comprar o Passaporte da Leitura eu tenho uma página no facebook chama Livros Infantis Online, com livros da Editora Pé da Letra, que criou o Passaporte da Leitura, inclusive compartilhei este post na nossa página. Quem puder dar uma conferida, é bem legal!

    ResponderExcluir
  13. Tem dos mesmos na Bienal do Livro, no Rio!

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Editado por: Carolina Lopes • voltar ao topo