10 de fevereiro de 2014

Faculdade \o/



As férias acabaram e é hora de pensar no futuro, no meu caso ainda mais pois estou no 3° ano e não sei ainda que faculdade farei :S Com muitas confusões na minha cabeça fui fazer o famoso "teste vocacional" e uma das opções que me apareceu no resultado foi a curso de "Biblioteconomia". E já que muita gente tem duvidas sobre o que fazer resolvi explicar um pouco sobre essa opção que tem um pouco haver com o nosso blog também. E claro, pra quem não conhecia, conhecer e quem sabe se interessar também? 

Em uma pesquisa que fiz encontrei essa definição: "O bibliotecário trabalha como um administrador de dados, que também processa e dissemina a informação. Além de catalogar e guardar as informações, ele orienta sua busca e seleção." Ou seja, quem se forma em Biblioteconomia tem a função de orientar quem visita a biblioteca para encontrar exatamente o que a pessoa precisa. Além de organizar, catalogar, classificar, conservar, etc...

A instalação de bibliotecas em todas as escolas do país se tornou obrigatória já que uma lei federal foi sancionada em 2010. Ou seja, além de construir o espaço físico, será necessário formar profissionais de biblioteconomia. Hoje, o Brasil conta com mais de 21 mil bibliotecários, mas até 2020,– prazo máximo para a instalação dos acervos,– esse número precisa chegar a quase 180 mil. E ai está uma grande oportunidade pra quem estará de formando nesse período!

Eis um vídeo que eu achei na internet, em que um profissional da área conta o que achou do curso e como está sendo trabalhar com isso, ele aproveita pra falar algumas coisas que as pessoas interessadas precisam ter, confiram:



Bom, espero ter mostrado uma boa opção pra quem ainda não decidiu no que irá se formar e principalmente que vocês tenham gostado!

Eu sou a Mariana Storck e até a próxima!



14 comentários:

  1. As dúvidas em escolher qual carreira seguir são enormes! Eu já sou formada, e as vezes ainda quero mais entende rsrsrs. Foi o teste vocacional que me ajudou muito na escolha da minha carreira, e eu fiz como você: pesquisei muito antes de dar a martelada final.
    Beijos,
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu estou pesquisando bastante, mas mesmo assim estou morrendo de medo de não ser exatamente isso que eu quero :S Queria acertar de primeira!

      Excluir
  2. Excelente postagem! Realmente, muitas pessoas não sabem muito sobre este curso, algumas nem sabem falar, outras pensam que bibliotecário só trabalha com bibliotecas. Isso é um grande erro, um bibliotecário pode atuar em qualquer lugar onde haja dados a serem gerenciados, armazenados, recuperados ou organizados. Além das bibliotecas, podemos atuar em arquivos audiovisuais (a globo tem bibliotecários para gerenciar os arquivos de vídeos), editoras, arquivos, empresas de Gestão Eletrônica de Documentos e inúmeras outras áreas. Recentemente, muitos cursos têm adotado também um maior número de disciplinas voltadas para administração e gestão em seus currículos, tornando os alunos aptos a exercer funções gerenciais dentro de sua área de atuação. Eu me formei no final de 2013 pela UFRJ e recomendo o curso, é bem fácil de conseguir estágio (só não estagia quem não quer) e as matérias são bem interessantes. A profissão de bibliotecário é regulamentada e possui reserva de mercado, ou seja, toda biblioteca deve possuir um bibliotecário, e há a lei que você falou que fará com que todas as escolas tenham bibliotecas, o que ampliará ainda mais as vagas para estes profissionais. Como ainda há relativamente poucos cursos de biblioteconomia no Brasil, a concorrência em concursos públicos também não é tão acirrada quando em outras áreas, como engenharia e administração, por exemplo. Acho que vale muito a pena fazer o curso.

    Abraços e parabéns pela iniciativa da postagem!
    http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, tem gente que acha que é só ir pra uma biblioteca e organizar os livros, mas é muito mais do que isso! Suas informações enriqueceram a minha portagem, muito obrigado!

      Excluir
  3. não da para eu ver o vídeo daqui, mas achei muito bacana você falar um pouco dessa área que todos acham que sabem o que faz, mas na verdade não sabem nada haha. Eu sou amiga de um bibliotecário e realmente não é tão fácil quanto parece ser..
    Eu não passei por essa dificuldade de escolher a faculdade - me apaixonei pela área em qual me formei técnica e decidi seguir -, mas sei o quanto pode ser estressante!
    Boa sorte nessa batalha =)

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito estressante -_- eu não aguento mais essa indecisão :S

      Excluir
  4. Oi, Mari, tudo bem?

    Não acredito e nem confio nesses testes vocacionais pq sempre acabo que eles acabam nos influenciando nas escolhas da faculdade. Acho que essa escolha deve partir de nós. É muito complicado escolher uma carreira para seguir a sua vida inteira logo aos 18 anos, mas enfim... essa época de 3o. ano é mesmo estressante. Tenho uma amiga que faz biblioteconomia e adora.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Influenciam sim, mas é pra isso que eles servem. Se tiver já ideia do que fazer acho que nem vale apena fazer não, mas no meu caso que não faço a minima ideia é de grande ajuda!

      Excluir
  5. Eu não conhecia muito sobre essa profissão, eu até sabia que não se tratava apenas de cuidar de uma biblioteca, mas nunca tinha pesquisado muito sobre a area. Tbm foi muito dificil pra mim decidir sobre o que fazer na faculdade, todo mundo falava pra eu fazer engenharia, pq sempre fui muito bom em exatas, mas eu nunca senti aquela paixão por numeros, sempre gostei muito mais de ler, falar, opinar sobre as coisas, e embora tenha passado em Engenharia Fisica em uma Federal, percebi que não ia gostar nada do curso, e decidi fazer Comunicação Social, já faz dois anos que comecei o curso e até hoje não me arrependo, nunca tive tanta certeza de algo na minha vida como eu tenho agora de que Humanas é o meu negocio rs

    Abraços
    des-construindooverbo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria muito que isso acontecesse comigo: ter certeza do que eu quero, mas não tenho ainda :/

      Excluir
  6. Ainda não passei por essa indecisão, mas vi minha prima passar por isso e esses testes realmente ajudaram ela, Biblioteconomia me parece um curso bem interessante, acho que se vc se interessou mesmo, deveria prestar o vestibular, adorei o post.

    Beijos,
    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, fiquei muito curiosa com esse curso! Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  7. Mari adorei o post e lembrei que quando fiz teste vocacional quando era adolescente deu algumas opções que acredito que se eu tivesse seguido, tipo letras talvez eu fosse mais realizada. Sou formada em turismo e garanto que esse curso na teoria é uma coisa e na prática outra, mas enfim o que importa é saber para onde quer ir e ter a certeza que nunca é tarde para mudar de caminho. Boa sorte na escolha, beijos!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio Aline, e se você não está realizada tente outra coisa também, por que trabalhar com o que a gente não gosta se torna chato e sem produção!

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Editado por: Carolina Lopes • voltar ao topo