31 de dezembro de 2013

Top 5: Livros lidos em 2013

Wow! Hoje é dia 31, um novo ano se aproxima. Um feliz 2014 a todos os leitores do Blog Portão Azul! 2013 foi um ano bem especial, ano de lançamento do nosso blog, um sonho realizado.
Antes de apresentar o TOP 5 com os melhores livros que eu li nesse ano, quero deixar um desafio a vocês:

Escreva em um papel tudo que você conquistou em 2013. Depois de admirar suas conquistas, escreva em um novo papel tudo o que você quer realizar em 2014. Guarde bem o papel, e só o leia novamente no dia 31/12/2014. 

Eu já escrevi o meu. Acho que é um exercício super legal para nós avaliarmos nosso desempenho na vida. E lembre-se: Nunca deixe para daqui a duas horas o que você poderia ter feito ontem. (risos)

Sem mais delongas, chega de enrolação... vamos ao nosso TOP 5! Vou listar 5 livros que eu mais gostei que estiveram entre as minhas leituras de 2013. Vou na ordem descrescente, lembrando que o número 1 será o meu favorito do ano.

5º Lugar: Cidades de Papel - João Verde (John Green)


Sinopse: Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma. Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte. Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava que conhecia.

Quem conhece os livros do John Green sabe que às vezes a história em si não tem nada de tão especial assim, como em "Quem é você, Alasca?" ou "O teorema Katherine". O que faz a coisa toda ser especial é a forma dele de escrever, que desperta um lado filosófico do nosso querido João. Em Cidades de Papel, na minha opinião, foi o máximo dele de "viagem na maionese" e foi o que me fez amar o livro. Quando eu cheguei à conclusão de que eu sou uma garota de papel, e que provavelmente tudo é de papel... eu pirei! Ficava lembrando das palavras dele dias depois de ler o livro. No ônibus, antes de dormir... eu sempre lembrava daquela lição de vida ensinada em "Cidades de Papel". Obrigada, Joãozinho Verde! <3


4º Lugar: Deslembrança - Cat Patrick


Sinopse: Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

Eu fiquei bastante tempo com esse livro na minha wishlist, mas sempre deixava ele atrás de outros livros e nunca o comprava. Como na bienal ele estava por apenas R$ 9,00 no estande da Intrínseca, eu tive que comprar. E olha... me arrependi por não tê-lo comprado antes. É um livro com uma essência linda, e o casal é fofo demais. Sem dúvida, uma das melhores surpresas das minhas leituras do ano. Eu fiz uma resenha dele, se você ainda não leu, é só clicar aqui!


3º Lugar: Antes que eu vá - Lauren Oliver


Sinopse: Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder. ... Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.

Pois é, Samantha tem uma chance de reviver seu último dia algumas vezes. E como ela muda, cresce, se transforma nesses "últimos dias". Eu me envolvi bastante com essa personagem e acho que foi um dos poucos livros que me fez chorar. Ela tenta a cada dia fazer as coisas diferentes, tenta até mesmo evitar a sua morte. Mas ela descobre que não é para sobreviver que ela tem revivido esse dia, é para ter uma chance de fazer as coisas do jeito certo pelo menos por um dia. Eu vivi realmente essa personagem, eu estava lá na pele dela, sofri com ela. Eu ainda tinha esperanças de um final diferente, assim como Samantha.


2º Lugar: Procura-se um marido - Carina Rissi


Sinopse: Alicia sabe curtir a vida. Já viajou o mundo, é inconsequente, adora uma balada e é louca pelo avô, um rico empresário, dono de um patrimônio incalculável e sua única família. Após a morte do avô, ela vê sua vida ruir com a abertura do testamento. Vô Narciso a excluiu da herança, alegando que a neta não tem maturidade suficiente para assumir seu império – a não ser, é claro, que esteja devidamente casada. Alicia se recusa a casar, está muito bem solteira e assim pretende permanecer. Então, decide burlar o testamento com um plano maluco e audacioso, colocando um anúncio no jornal em busca de um marido de aluguel. Diversos candidatos respondem ao anúncio, mas apenas um deles será capaz de fazer o coração de Alicia bater mais rápido, transformando sua vida de maneiras que ela jamais imaginou. Cheio de humor, aventura, paixão e emoções intensas, Procura-se um marido vai fisgar você até a última linha.

Esse é o romance mais fofo e lindo que eu já li. E a Carina escreve de um jeito que te faz não querer parar de ler nunca! Alice louca e Max tão romântico. own. Me deu saudades desse livro lindo! Ah, lembrando que o meus livros da Carina estão devidamente autografados!



1º Lugar: O oceano no fim do caminho - Neil Gaiman


Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.


Esse livro foi um presente do meu amigo e eu devo dizer que me surpreendi muito com essa fábula do Neil. Talvez pelo elemento surpresa, pela loucura contida nele. Mas só sei que me apaixonei. Foi minha menor e melhor leitura do ano! Se você ainda não leu a resenha, confira clicando aqui.


E quanto à você, qual foi sua melhor leitura de 2013? :) 

8 comentários:

  1. Oi, de todos os seus favoritos, eu li deslembrança e na minha humilde opinião, não gostei do livro e nem da capa, achei mt fraquinho. To lendo "O Oceano no fim do caminho" e to amando <333

    http://espacobooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Pedro, o "Deslembrança" divide opiniões. Mas amei a mensagem passada por ele e a forma que ele nos deixa imaginando o que aconteceu.
      "O oceano no fim do caminho" é perfeito demais, sem palavras <3

      beijos, volte sempre!

      Excluir
  2. Dos livros que voce citou eu estou doida para ler procura-se um marido e já li deslembrança, minha irma comprou numa promoção da saraiva, soó via criticas boas sobre esse livro, mas verdade seja dita, nao gostei dele, achei a historia mal desenvolvida, sendo que a premissa era muito boa.

    Beijos e Feliz Ano Novo
    http://cemporcentoviciada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol :)
      Compra o "Procura-se um marido", vc não vai se arrepender.
      Quanto ao "Deslembrança", acho que a falta de informações é o que faz ele ser bom! Mas é questão de gosto mesmo.

      Beijos e volte sempre :)

      Excluir
  3. Carolina amei o post, lindo e leituras maravilhosas. Desses livro só li Deslembraças e também gostei muito. A Carina Rissi é mesmo uma fofa, conheci ela na Bienal de SP de 2012 e lá comprei o livro Perdida ( já comecei a ler e amei a narrativa e a criatividade da autora) depois quero comprar procura-se um marido.
    Minha mãe tem esse livro, Antes que eu vá, depois quero pegar emprestado porque geral gostou dele.
    Os outros títulos ainda não despertaram minha curiosidade, mas enfim valeu pelas dicas.
    Beijos querida e que esse ano novo seja fantástico para nós e para nossos blogs!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      São livros mt bons. E por favor, leia logo o "Antes que eu vá" <3

      Beijos, um feliz 2014!

      Excluir
  4. Estou louca para ler esses livros (menos cidades de papel, que já li e amei), principalmente Oceano no Fim do Caminho, esse autor é muito bem falado na comunidade literária, já tenho a edição digital dele e pretendo começa-lo mês que vem!


    Beijos,
    Lara - whoisllara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lara
      Olha, o Neil é muito bom mesmo! Tenta ler "O oceano no fim do caminho" esse ano ainda! ;)

      Beijos!

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Editado por: Carolina Lopes • voltar ao topo