30 de dezembro de 2013

Resenha: Deixe a Inglaterra Tremer - Sávio Lopes



"Deixe a Inglaterra Tremer" é o Livro de estréia do nosso autor parceiro Sávio Lopes, se você perdeu o post de apresentação da parceria Clique Aqui pra saber mais sobre o autor e onde encontra-lo. Então, vamos a resenha:

Editora: Novo Século
Ano: 2013
Páginas: 216
Adicione na sua estante no Skoob.

Sinopse: "Embalado pelo ritmo frenético das letras das canções de rock alternativo que antecipam cada passagem do livro, “Deixe a Inglaterra Tremer” é o retrato de como Londres se tornou um polo multicultural nos últimos anos. Nosso narrador constrói e desconstrói diversos estereótipos culturais ao longo dos quatro meses em que esteve lá. Demonstra o processo de adaptação do jovem amargo que era quando chegou à cidade, nos levando à experiência do amadurecimento pessoal que somente a vida numa cidade repleta de possibilidades pode proporcionar. O contato com estrangeiros de todas as partes do mundo, o intercâmbio cultural – nem sempre amigável e bem-sucedido –, as amizades nascidas do sentimento em comum de se estar “sozinho no meio da multidão”, as reflexões acerca da própria vida diante de realidades tão diferentes à primeira vista. Tudo isso transforma o livro numa explosão quase tão multifacetada quanto a própria vida na antiga Londres do novo século."

Confesso que fiquei muito tempo pensando no que escrever nessa resenha pois o livro é completamente diferente de tudo o que eu já li e ao mesmo tempo eu amei. Estamos tão acostumados a ler histórias tão mirabolantes que até o meio do livro eu fiquei me perguntando: "será que não vai acontecer nada?" e a resposta é: Não. Mas antes de tirar conclusões precipitadas leia até o final da resenha.

A narrativa é para contar a experiência de um jovem brasileiro que vai estudar durante 4 meses em Londres, esse é o sonho de, se não todo mundo, da maioria das pessoas. Mas lá ele não encontrou o amor da sua vida, nem ficou famoso, não descobriu que tinha poderes e nem deu uma sorte de acabar em um emprego dos sonhos, ele apenas foi pra cumpri o seu objetivo: estudar.

Se você tem vontade de conhecer Londres leia esse livro que vai querer sair pra comprar suas passagens até antes de virar a  última página. Eu que não tinha o sonho de conhecer por lá fiquei cheia de vontade depois desse livro. Apesar dele não mostrar só os lados bons, que são os pontos turísticos, o frio (que pra mim é um super ponto positivo), ele também mostrou os pontos negativos, e isso é ótimo por que só vemos falhas no nosso próprio país, achando que fora o Brasil o mundo é perfeito.



Lá ele faz amigos, se diverte e faz o leitor se sentir lá também junto com ele em cada aula, cada pub ou em cada passeio pra conhecer a cidade. Eu muitas vezes durante a leitura me perguntei qual era o objetivo do livro, o que o autor pretendia. Cheguei até comentar com a Carol aqui em casa que não tinha muito o que dizer sobre o livro, mas foi um livro que me fez pensar e poxa ele quera contar a sua experiência lá fora, quase nunca encontramos pessoas ou livros assim.

Só sei que eu amei a escrita do Sávio, tanto que eu comecei a ler o livro dia 24 de Dezembro e terminei dia 26 por que era gostoso e por mais que não acontecesse nada de grandioso eu me prendi muito no livro e não consegui parar de ler apesar das comemorações que aconteceram nesses dias por conta do Natal.

Cada capítulo vem com a letra de uma música e todas as músicas citadas são legais, só conhecia uma, mas adorei conhecer as outras, até por que gosto de ler ouvindo música e ele me ajudou muito nesse ponto porque foram muito bem escolhidas, pois combinavam perfeitamente com o livro. 

Falei, falei, falei, mas como gostei muito vou falar mais um pouco. A edição está lindíssima, fiquei vidrada na capa quando ela chegou, as páginas amareladas, a abertura de cada capítulo, e obrigado pela tradução das músicas lá no final, por que eu sou uma negação no inglês.

Enfim, pra concluir volto a dizer que apesar da história não ser impressionante e com acontecimentos incríveis vale muito apena e eu super recomendo.

Eu não sou boa com resenhas (acho que vocês já perceberam kkk) então peço desculpas se não consegui passar o quanto eu realmente gostei do livro, mas deve ter dado pra notar pelas 5 estrelas né?

Fica aqui o meu grande OBRIGADO ao Sávio por ter confiado na gente e nos enviado o livro e também nos ajudado na divulgação do blog. Encerro a resenha com a minha música preferida que consta no livro.

Eu sou a Mariana Storck e até a próxima!



"Eu gosto da cidade quando dois mundos colidem
você vê as pessoas e o governo
todo mundo tomando lados diferentes
mostra que não vamos aguentar merda
mostra que somos unidos
mostra que não vamos aceitar" - Adele (Hometown Glory)


6 comentários:

  1. Adoro livros que se passam em Londres, fiquei mt curiosa com esse.
    Essa música de Adele é linda :)


    Beijos
    whoisllara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, eu super recomendo!
      Amo as músicas da Adele *-*

      Excluir
  2. Mariana discordo de vc, suas resenhas são boas sim. Estava mega curiosa para saber sua impressão sobre esse livro e valeu a pena esperar. Adorei e fiquei com mais curiosidade agora. Nem todos os livros tem uma temática super mega elaborada mas são as coisas simples que fazem nosso cotidiano valer a pena, certo.
    Beijos e valeu pela dica de leitura.
    Feliz réveillon !!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, que bom que gostou!
      Exatamente, estamos tão acostumados a ler livros tão mirabolantes que quando pegamos um livro mais simples nos encantamos!

      Excluir
  3. Ah eu adoro livros que tem citações de músicas, também adoro ler ouvindo a Playlist.
    Fiquei com muita vontade de ler rsrs
    Beijão!
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse então você vai amar. Tem música boa e uma pra cada capítulo!

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Editado por: Carolina Lopes • voltar ao topo