25 de dezembro de 2013

Curiosidade: Natal

Feliz Natal caros amigos leitores fieis ao nosso lindo blog!
Vamos aproveitar a época, e saber um pouco mais sobre o Natal, que tal? 



O dia 25 de Dezembro




O Natal que nós comemoramos hoje em dia, celebra o nascimento de Jesus Cristo, certo? Pois é, originalmente havia outra festa no dia 25 de Dezembro, que em nada tinha a ver com Jesus, mas sim com o deus Mitra, o deus pagão do sol, adorado antes do nascimento de Cristo, que era quando começava o solstício de Inverno, quando as horas diurnas começavam a se alongar.Os devotos de Mitra animavam o sol com grandes fogueiras, nessa noite, depois festejavam o 'triunfo do sol' com uma ceia e trocavam presentes( aí está a origem dos presentes!"
Em Roma se festejava quase da mesma maneira, com o nome de Saturnália, pois era em honra do deus Saturno e durante estes festejamentos subvertia-se a ordem social: os escravos se comportavam temporariamente como homens livres; elegia-se, à sorte, um "princeps" - uma espécie de caricatura da classe nobre - a quem se entregava todo o poder.

A celebração do nascimento de Jesus era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus, supondo-se que seria no início do ano, pois pela Bíblia podemos ver que Jesus nasceu numa época em que um grande recenseamento estava acontecendo, que obrigava as pessoas a saírem do campo e irem às cidades se alistar.
Foi somente no século IV que o 25 de Dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração, pela Igreja Católica Romana.


A árvore de Natal




As civilizações antigas, antes de Cristo já consideravam as árvores como um símbolo divino, pois ligavam as árvores a entidades mitológicas: aliança entre os céus e a mãe terra.

Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos da região dos países bálticos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante ao que faz nas atuais árvores de Natal. Essa tradição passou aos povos Germânicos e a primeira árvore de Natal foi decorada em Riga, na Letônia, em 1510.

Acredita-se também que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.


O Papai Noel




O verdadeiro Papai Noel foi uma pessoa de carne e osso, mais precisamente São Nicolau Taumaturgo – um arcebispo turco. São Nicolau costumava ajudar pessoas pobres da cidade de Mira colocando moedas de ouro nas chaminés de suas casas durante a época de Natal. Mais tarde, diversos milagres foram atribuídos a São Nicolau fazendo-o por se tornar santo. Sua imagem como símbolo natalino teve origem na Alemanha, e de lá se espalhou para mundo inteiro.

Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas.




Bem, espero que tenham gostado, feliz natal a todos, e aqui vou deixo a minha música de Natal favorita ;)






8 comentários:

  1. Olá meninas!
    Indiquei o blog para uma tag.
    Beijinhos. ^^

    Feliz Natal!

    http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/2013/12/4-tag-desafio-de-ferias.html?m=0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduarda, muito obrigada =D
      Beijinhos e Boas Festas

      Excluir
  2. Nossa que interessante, adorei saber um pouco mais sobre a história do natal, parabéns pela pesquisa e feliz natal lindas. Adorei conhecê-las esse ano, que em 2014 nossa amizade e parceria do cresçam!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Que bom que gostaste! Muito obrigada por seres uma seguidora assídua do nosso blog! Beijinhos e Boas Festas!

      Excluir
  3. Muito legal o post, tinha muitas coisas que não sabia. Feliz Natal!
    Seguindo aqui, poderia retribuir? Sou nova por aqui.

    Beijos
    Blog - Página - Instagram



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula, vou já abrir o teu blog ;) Boas Festas! Beijinhos

      Excluir
  4. Adorei o post, muito interessante, feliz Natal!

    bjs

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Editado por: Carolina Lopes • voltar ao topo